Cunha

História da Freguesia de Cunha

Cunha foi uma freguesia portuguesa do concelho de Braga, com 3,31 km² de área e 646 habitantes (2011). Densidade: 195,2 hab/km². Foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de Arentim, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Arentim e Cunha com a sede em Arentim. 

Em 1286, esta terra fértil em cereais e em gado foi doada aos Cunhas por um tal D. Henrique até passar para o Padroado Real pelo rei D. Dinis I de Portugalcomo castigo imposto a D. Lourenço Gomes da Cunha por este haver causado certos agravos e prejuízos às freiras de Santa Ana de Coimbra, tal como o descreve a ‘Coreografia Portuguesa’ e descrição topográfica do padre António Carvalho da Costa.
Esta decisão foi tomada quando a localidade “tinha sessenta vizinhos”.
Cunha e Ruilhe são duas freguesias irmanadas na história, uma vez que foram doadas à câmara de Guimarães pelo Duque de Barcelos, D. Jaime, para lhe varrerem as ruas nove vezes por ano como expiação do castigo imposto aos deBarcelos que se portarem cobardemente na conquista de Ceuta.
Cunha encontra-se na parte sudoeste do concelho, no limite com o vizinho município de Barcelos, num fértil vale que permite a prática de uma agricultura rentável. A dez quilómetros de Braga, confina com Tadim, Ruilhe e Arentim.
O Povoado do Pego representa o povoamento inicial da localidade. Trata-se de uma mancha de ocupação, cujos materiais são na sua maioria difícil datação. Ainda assim, é possível encontrar características da Idade do Bronze e da Idade do Ferro, num reduto defensivo que se prolongou até à Idade Média Cristã.
A Fossa de Frijão, no lugar de Espinheiral, terá sido utilizada como tal (fossa detrítica) durante a Idade do Ferro e o período romano, sem que tenham surgido, no entanto, quaisquer vestígios de ocupação.
Nesse mesmo local, a meia encosta, foram encontrados vários fragmentos de moinhos manuais (moventes e dormentes) provenientes de um antigo povoado da Idade do Ferro. Esse povoado encontra-se numa vertente do monte voltado aos férteis vales de ribeiros tributários do rio Este.
A importância da povoação continuou no período medieval. D. Afonso Henriques incluiu-a numa doação ao arcebispo de Braga em 1128. Recebeu carta de foral em 5 de abril de 1263, era rei D. Afonso III de Portugal. Os Cunhas foram os primeiros donatários da povoação, que assim ficou com o nome dessa família.
D. Gomes Lourenço da Cunha perdeu o padroado de Cunha em 8 de Setembrode 1285, por ordem do rei D. Dinis, que entregou a povoação às freiras de Sant'Anna de Coimbra.
Cunha apresenta alguns atractivos para os possíveis visitantes. Entre eles, a Igreja Paroquial de S. Miguel, a Capela de Nossa Senhora do Carmo e do Campo e a Quinta do Portelo.

In: Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário