Tadim

História da Freguesia de Tadim

Tadim é uma freguesia portuguesa do concelho de Braga que dista sete quilómetros da sede de concelho, com 2,68 km² de área e 1 143 habitantes (2011). Densidade: 426,5 hab/km².
Tadim dista sete Km da sede do concelho, Braga, localiza-se no extremo ocidental do concelho, na margem direita do rio Este, na estrada de Sequeira a Ronfe e junto ao caminho-de-ferro do ramal de Braga, onde tem uma estação com o mesmo nome. Para ocidente encontra-se o concelho vizinho de Barcelos.
A antiga freguesia de S. Bartolomeu de Tadim pertencia ao concelho de Barcelos, tendo passado para o de Braga por decreto de 31 de Dezembro de 1853. 
O topónimo Tadim é o maior argumento da antiguidade do povoamento local, remontando à romanidade da vizinha Bracara Augusta. Tadim é, com efeito, o genitivo do nome pessoal Tatinus, isto é, Tatini (“villa”), de um indivíduo desse nome, que deve aproximar-se, ou comparar-se, aos nomes ou cognomes romanos Tatínia e Tatinius, documentados na epigrafia do período romano.

Capela da Sra das Candeias

Apesar de vizinho de Braga Tadim não se incluía no couto de Braga (dos arcebispos), mas no julgado ou “terra” da dita Penafiel. Em todo o caso, até à sua cessão posterior, a Sé bracarense teve os rendimentos do dito castelo e seus domínios, incluindo Tadim, pela doação de 27 de Maio de 1128 ao arcebispo D. Paio Mendes “da Maia”, feita pelo infante D. Afonso Henriques em pleno governo da mãe, contra quem andava revoltado; mas D. Paio Ramires que tinha o prestígio da “terra” devia conservá-la enquanto fosse mercê e serviço do dito infante. 
O estado desta freguesia na primeira metade do século XIII era essencialmente o da falta de prédios reguengos ou propriedades úteis da coroa. O padroado da igreja de S. Bartolomeu não era da coroa, e ela possuía na própria freguesia searas de pão e vinho e “testamentos” vários ou doações. A igreja de Vimieiro também possuía aqui “testamentos”.
Parece que nesta freguesia existiu um mosteiro beneditino, do início da Nacionalidade, com o qual talvez se relacione o topónimo Fradelos, a designação de uma freguesia vizinha, anteriormente incorporada na de Tadim. 
Diz-se que o toponómio Tadim poderá ter origem germânica, significando alegre.
Tadim é servida pelo Caminho de ferro, localizando-se a sua estação ferroviária no centro da freguesia; o edifício da estação foi inaugurado em 1875 (aquando da chegada do comboio a Braga) e totalmente remodelada em 2004 no âmbito da renovação do Ramal de Braga e Linha do Minho.


A freguesia de Tadim goza de um certo nível de centralidade e autonomia de serviços pois dispõe de escolascentro de saúdeginásiocampo desportivopequeno comérciofarmácia e correios.

Sem comentários:

Enviar um comentário